quinta-feira, 5 de março de 2015
Alguns passos para se estudar astronomia
Observar o céu é o mesmo que estudar o mapa de uma cidade nova. As estrelas, constelações, planetas, nebulosas equivalem a estradas, ruas, praças, avenidas... Conforme você vai adaptando seus olhos ao céu com observações constantes, logo terá conhecimento o suficiente para aprimorá-las. Só a prática leva a perfeição e, para ajudá-los nesse primeiro passo de observação a olho nu, podemos contar com alguns softwares que mostram o céu como ele está em determinada hora e lugar. O mais usado é o Cartes du Ciel, ele é gratuito e em português, porém recomendo aos iniciantes o Stellarium, que é simples e tem um visual muito bonito. Outro auxílio muito bom são os planisférios, espécies de mapa giratório que mostra o céu em determinado local. Inicialmente você pode usar um binoculo para observar astros e tudo mais, mesmo sendo pequeno ele e mais pratico do que um telescópio e te ajudar a localizar melhor as coisas no céu. O modelo ideal para iniciantes é o 7x50, que oferece imagens bem nítidas e permite ver uma grande quantidade de objetos celestes, e, novo, custa de R$ 150,00 a R$ 200,00. Ainda utilizando os mapas do céu (planisférios e softwares) e o conhecimento que você adquiriu com os mesmos durante as observações a olho nu, e tomando por referência uma constelação conhecida (o Cruzeiro do Sul, por exemplo) podemos viajar para as constelações próximas e, assim, pulando de estrela em estrela, vamos descobrindo o céu.
- Sei identificar os 5 planetas visíveis a olho nu sem auxílio de mapa?
- Conheço as principais constelações e suas estrelas principais?
- Sei localizar as principais nebulosas, aglomerados globulares, aglomerados abertos e galáxias (ou antes, sei o que significa cada uma destas classificações) também sem auxílio de mapa?
Só aconselho dar o próximo passo aquele que respondeu SIM à todas as perguntas. Caso você tenha acertado algumas, está totalmente liberado para usar o binóculo, mas o telescópio... ainda não.
Por quê?
Porque se você comprar um telescópio sem ter esses conhecimentos básicos, ele ficará encostado num canto, você não saberá como usar, para onde apontar, perderá o interessa e desistirá.
Então, estude bastante e, quando conseguir responder SIM à todas as perguntas, prossiga (:
fonte http://principiosdaastronomia.blogspot.com.br/p/astronomia-para-iniciantes.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário